Impressão Online

O JORNALISMO IMPRESSO E A INTERNET.

sexta-feira, novembro 03, 2006

Os virais da internet

Ainda há algo que o impresso preza mais que o online: checar as informações. Se na internet tudo é tão disponível, tão pronto para ser linkado ou copiado e colado, nas redações ainda há o "costume" de se averiguar uma informação. Por isso, o impresso erra menos que o online e não cai tanto nas armadilhas virais da internet.
O último exemplo foi o do blog do Cardoso, que "inventou" um texto convincente, que junto com mais duas fotos da queda de um avião da série Lost, foi divulgado pela rede. Não demorou muito e muitos já tinham linkado como "os dois únicos registros do desespero das pessoas que estavam dentro do avião".
Fico me perguntando o por que desses virais. Ok, concordo que jornalista de online e blogueiro não costumam checar muito as coisas e saem publicando. Bem feito para eles (nós), que caem em pegadinhas como essa e acabam perdendo credibilidade. Mas é justo brincar com algo tão delicado como o maior desastre aéreo brasileiro? Tenho certeza que não.
Mas tenho mais certeza ainda de que se nós passassemos a conferir mais as notícias que nos chegam pela internet, os virais não teriam o menor sentido.
Penso que o impresso tem algo a ensinar ao online...

1 Comments:

  • At 06 novembro, 2006 21:40, Blogger Thalles said…

    acredito que essa seja a resistencia do impresso, as pessoas confiam muito no q leem nos jornais tradicionais que prezam pela credibilidade, pela apuração e não a informação pela informação!!!mas eu confesso que tenho me interessado mais pela internet nesse aspecto, apesar de ter sempre um pezinho atras com o que eu vejo!

    ;)

     

Postar um comentário

<< Home

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.