Impressão Online

O JORNALISMO IMPRESSO E A INTERNET.

sexta-feira, outubro 20, 2006

Mídia sem jornalistas: bruxaria ou curandeirismo

Aproveitando que José Luís Orihuela me deu autorização, por e-mail, para traduzir as entrevistas dele no Reportero Digital (sob licença do Creative Commons), aproveito para postar mais um comentário seu sobre a questão que tanto me atormenta: há convergência entre blogs e jornalismo?
É essencial fazer uma distinção desobstruída entre meios sociais e o jornalismo. A tecnologia digital e as redes têm que facilitar o acesso universal do púbico aos sistemas e aos serviços de uma comunicação que trabalhe sem editores profissionais, algo que, sem dúvida, constituiu uma inovação tão importante quanto a imprensa de Gutenberg. Por outro lado, o jornalismo é uma profissão que se estuda e aprende em salas de aula da universidade e que não deve ser improvisada. A mídia sem jornalistas é como a medicina sem doutores, é melhor chamá-la bruxaria ou curandeirismo.

2 Comments:

  • At 19 outubro, 2006 23:37, Blogger Thalles said…

    adorei a comparaçao com bruxaria! Só ainda não entendi o papel do jornalista segundo o comentário do cidadão. Não estaria o jornalista mais pra curandeiro mesmo ao invés de doutor? Pois muitos sequer tem a dimensão de sua profissão. E eu acho que você não adora nosso blog apenas por acreditar sermos produtores de fait diver sem dimensão da nossa profissão. Bom, entre curandeiro e bruxo, acho q bruxo é mais tetatral e espetaculoso. Quer perdeu tempo lendo meu comentário, perdeu. E tenho dito!

     
  • At 20 outubro, 2006 15:45, Blogger Mike Figueiredo said…

    concordo com o Relevância (sei lá se eh Thalles ou Nati)

     

Postar um comentário

<< Home

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.