Para não dizer que não falei de flores...
Para aqueles que não aguentam mais o meu deslumbramento e otimismo do novo fazer jornalístico mediado pela blogosfera, segue a opinião de José Luís Orihuela*:
* Blogueiro (E-Cuaderno), jornalista, palestrante, profesor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Espanha) e autor do livro "La revolución de los blogs".
Muitos pensam de que o weblog é a voz do jornalismo alternativo... É uma associação equivocada. Weblogs não são jornalismo pelo fato de serem weblogs. A maioria imensa dos blogueiros não é jornalista nem tem a intenção fazer jornalismo. Isto tem um efeito na opinião pública. Há um efeito indireto nos meios, um efeito de controle. A blogosfera, como a rede, transformou-se no quinto poder, um poder que controla o poder político e o poder midiático. Os meios devem ser muito calmos com os blogs. São duas realidades que vão na paralela, que têm as influências mútuas, mas que nenhuma substitui a outra e que contribuem mutuamente de sua riqueza profissional e do perfil dos povos que procuram a informação na rede.
* Blogueiro (E-Cuaderno), jornalista, palestrante, profesor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Espanha) e autor do livro "La revolución de los blogs".
3 Comments:
At 18 outubro, 2006 18:33, Sérgio Rodrigo said…
Nossa opinião é nova para mim... Especialmente neste trecho:
"A blogosfera, como a rede, transformou-se no quinto poder, um poder que controla o (...) o poder midiático. "
Não sei a que certo ponto. A blogosfera se espande, mas não sei se já possuí poder de controlar toda a mídia. Mas talvez se caminhe para isso.
At 19 outubro, 2006 12:23, Thalles said…
Eu confesso q isso realmente soa um pouco forte..."controla o poder midiático"...
Ariane, segunda feira sentaremos para resolver tudo o q for necessario sobre o seminario!
obrigada pelo email
natalia
At 19 outubro, 2006 12:26, Thalles said…
ariane esqueci de uma coisa...seu blog tah lindo e muito rico!
adoro!
sem querer puxar-saco...heheh
Postar um comentário
<< Home