Impressão Online

O JORNALISMO IMPRESSO E A INTERNET.

sexta-feira, novembro 10, 2006

Preciso(amos) pensar...

Todos aprendem na faculdade que a notícia para ser notícia deve carregar consigo alguns valores que fazem com que ela seja "digna" de ser publicada. Na verdade, isso é balela pura. Notícia é mesmo o que o jornalista quer publicar, o olhar dele sobre determinado fato.
Pois bem, revesti-me desse manto para tentar "omitir" em meu blog um fato que me desagrada muito e que eu não queria de forma alguma que fosse notícia. Mas basta olhar em alguns blogs e o bendito fato está lá estampado.
Então, o fato é: 67% dos brasileiros nunca acessou a internet. É, é isso mesmo. Mais da metade do povo desse país nunca digitou um www na vida.
Tá na cara porque eu não queria divulgar essa informação, né. Esse dado vai de encontro a tudo o que eu prego nesse blog. E me faz pensar outras coisas também: quem é o cidadão que tem produzido notícia (conteúdo) na internet? Quem representa (ou é representado) por esses 33% que acessam a internet? Isso é democratizar a comunicação?
Preciso pensar...

7 Comments:

  • At 10 novembro, 2006 15:08, Blogger Gabriel Moura said…

    Eu quase postei esse dado hoje, mas você o fez primeiro...

    Nós não podemos nos enganar e acreditar que a internet está salvando a comunicação no Brasil. Porém, é certo que ela é uma alternativa.

    É um meio que possibilita a produção de informação e isso é muito válido quando estamos discutindo democratização da comunicação. Por enquanto, as pessoas que produzem informação na web tem um perfil (condição econômica e social) semelhante às dos grandes meios, mas vale lembrar que não há as restrições da empresa.

    A situação ainda é delicada, por isso é importante discutirmos a inclusão digital.

    Na minha opinião, a discussão caminha por aí...

     
  • At 10 novembro, 2006 15:16, Blogger Gabriel Moura said…

    Só para completar... por enquanto, o que eu vejo como forma de atuação dos comunicadores em relação à democratização da comunicação, é amplificar a discussão dos espaços e estimular as dissonâncias.

     
  • At 10 novembro, 2006 15:48, Blogger Fabio Malini said…

    a inclusão digital é mais barato do que a gente pensa...

    a exclusão impressa é muito maior ainda tb: nem 2% no Brasil lêem jornal diariamente.

    Tv e rádio nutrem maior popularidade. Mesmo assim, são veículos produzidos por muito menos gente do que a internet.

     
  • At 10 novembro, 2006 17:27, Blogger Mike Figueiredo said…

    eu quero internet grátis igual a que o malini falou na aula

     
  • At 10 novembro, 2006 17:30, Blogger Simone Resende said…

    putz, eu nem fazia ideia desse percentual..
    caramba...

     
  • At 10 novembro, 2006 19:14, Blogger Sérgio Rodrigo said…

    Eu penso isso todas as manhã quando acordo.

     
  • At 10 novembro, 2006 19:15, Blogger Sérgio Rodrigo said…

    Eu tb quero Mykon!

    P.S.: Parabéns, senhora eu-tenho-mais-de-mil-visitas, mais uma postagem popular!

     

Postar um comentário

<< Home

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.