Impressão Online

O JORNALISMO IMPRESSO E A INTERNET.

quarta-feira, outubro 11, 2006

Um off topic...

Da mesma forma que desisti de acompanhar o crescimento do número de blogs (da última vez eram 50 milhões), acho que vou desistir de acompanhar também a supremacia da internet sobre outros suportes.
No Reino Unido o volume de publicidade no online já superou o impresso; os jovens norte-americanos ficam muito mais tempo conectados à internet que vendo TV ou ouvindo rádio; na Espanha o tempo de acesso à web dobrou; na Europa, lê-se muito mais notícias pela internet que por outros veículos.
Tenho alguns "delírios" (como diria Malini) sobre isso. Talvez o fenômeno seja fruto da popularização dos ambientes colaborativos (wikis). A possibilidade de o leitor/usuário poder ser também produtor traz a rede para bem mais perto de nós. Além disso, a internet é o suporte mor para nossos "devaneios" (como este). Vide o número de blogs, fotologs, vlogs... Quem não quer visibilidade para si mesmo e para o que produz?
Outra coisa. O lema "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça" nunca esteva tão na moda. E como mostrar para o mundo as produções de borda "transbordando" aí a todo momento? Publica-se na internet, oras. Ou melhor, no YouTube (será que ela vai se chamar GoogleTube a partir de agora?).
Ah, e não me venham com a história de "há muitos excluídos do mundo digital". Balela. Até as escolas públicas têm laboratórios de informática.
Uma coisa é certa. Nada no mundo revolucionou tanto nossas relações (todas elas) que a internet.
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.