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O JORNALISMO IMPRESSO E A INTERNET.

sexta-feira, maio 25, 2007

Every citizen is a reporter

Ana Maria Brambilla, da editora Abril, esteve hoje no último dia do Seminário Internacional: A Constituição do Comum, que abordou como tema o jornalismo cidadão.

Está achando contraditório que alguém da editora Abril tenha falado sobre o futuro do jornalismo profissional depois do aparecimento do jornalismo colaborativo? Não é bem assim.

Na verdade, Ana Maria colocou em debate coisa que nem todo mundo pensa: o jornalismo colaborativo (ela prefere chamar assim) pode ser também uma forma de ganhar dinheiro. Não à custa do trabalho do repórter cidadão, mas como plataforma de comunicação mesmo. Se as empresas de meios de comunicação de massa são empresas, de fato, porque as que tratam o jornalismo colaborativo não seriam?

Outra questão colocada em discussão pelos palestrantes (junte-se a Ana Maria, Roberto Romano, do Zero Blog Network, e Orlando Lopes, do Ponto de Cultura de Guarapari) foi a função social dos jornalistas e dos cidadãos repórteres.

Aliás, é importante parar para pensar em uma outra reflexão colocada por Roberto Romano: até que ponto, conseguimos ser jornalistas profissionais e cidadãos? Sim, porque os profissionais da comunicação se esquecem que antes de serem graduados em jornalismo, são também atores sociais, com funções sociais e que devem respeitar a polifonia de vozes.

Parece-me que os cidadãos repórteres conseguem fazer isso melhor. Talvez porque, como apontou Orlando Lopes, jornalista profissional ainda seja sinônimo de empresa privada.

1 Comments:

  • At 28 maio, 2007 21:00, Anonymous Anônimo said…

    ariani, fiz um cadastro no ohmynews... mo bacana... so falta agora conseguir escrever reportagem em ingles.. tenta tb!! hehehe

     

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