Impressão Online

O JORNALISMO IMPRESSO E A INTERNET.

quarta-feira, novembro 22, 2006

"Yo, Periodista"

O ElPais.com mudou. Não sei há quanto tempo, mas hoje percebi. Está melhor, mais bem dividido, com letras maiores...
Há ainda a seção Yo, Periodista, o famoso "Você, Repórter". O portal estimula os cidadãos a enviar fotos, acompanhadas de legenda, dos flagrantes das cidades espanholas (principalmente Madri). Apesar do jornal afirmar que agora os cidadãos se convertem em jornalistas, ele ainda "se reserva ao direito de selecionar, publicar e extrair a informação".
Um tanto contraditório, se pensarmos que o jornalista detém o "poder" de definir que informação pode ser notícia. Se o portal é o único que tem o direito de "extrair a informação" é porque o leitor não sabe (ou não pode) fazer isso.
Parece-me que não estão querendo tratar o leitor como jornalista cidadão de fato, mas sim como alguém que apenas reporta determinada informação. Não penso que um jornal deve ser feito apenas por leitores, mas que na seção reservada a eles, eles possam desenvolver a atividade jornalística na sua plenitude.

2 Comments:

  • At 22 novembro, 2006 22:09, Blogger Gabriel Moura said…

    Essa questão é pertinente, porém, não podemos nos esquecer que o jornal responde pelo o que publica.

    Uma matéria do "Yo, Periodista" possui a credibilidade do El País, é natural que ele tome certos cuidados na publicação.

     
  • At 22 novembro, 2006 22:10, Blogger Gabriel Moura said…

    eu acho que é isso... se eu não tiver entendido errado...

     

Postar um comentário

<< Home

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.