São os blogueiros uns irresponsáveis?
Um semanário português (Expresso) publicou sete recomendações para a gente descobrir, ou tentar, se o que está na internet merece crédito ou não.
Eis uma delas:
Minhas considerações:
Eis uma delas:
Tenha sempre presente que um "site" pessoal ou um blogue não tem a responsabilidade social de um "media", nem os autores estão sujeitos ao mesmo grau de exposição que os jornalistas e os directores dos jornais, imputáveis legalmente pela publicação de notícias falsas.
Minhas considerações:
- Blogs têm sim responsabilidades. Inclusive responsabilidade social. Mais até que certos veículos de comunicação, desonestos, parciais e nem um pouco objetivos. Penso que os blogs e sites pessoais avançam muito mais na busca por esses conceitos jornalísticos.
- Os autores são responsáveis sim pelo que escrevem. Pode ser que não sejam a ponto de responder a processos, mas há uma responsabilidade moral pelo que publicam.
- Os leitores sabem muito bem a diferença entre sites "oficiais" de veículos de comunicação e sites pessoais. Só é enganado quem quer.
As outras recomendações estão no Observatório da Imprensa, mas dizem a mesma coisa: "confiem somente em informações de sites de jornais, tá bom?!".
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home