Linha de montagem jornalística
Se você acha que só a Nike peca por explorar mão de obra barata, durma com este barulho.
A agência de notícias Reuters inventou de descentralizar a "produção" de notícias. Agora ela conta com um quadro de 100 jornalistas indianos (o número tende a chegar aos 300) responsáveis por reescrever releases sobre empresas norte-americanas e européias. Ou seja, as notícias que não "interessam" muito são produzidas por jornalistas da sucursal de Bangalore, que chegam a ganhar até um terço do salário de um europeu ou americano.
Via Código Aberto.
A agência de notícias Reuters inventou de descentralizar a "produção" de notícias. Agora ela conta com um quadro de 100 jornalistas indianos (o número tende a chegar aos 300) responsáveis por reescrever releases sobre empresas norte-americanas e européias. Ou seja, as notícias que não "interessam" muito são produzidas por jornalistas da sucursal de Bangalore, que chegam a ganhar até um terço do salário de um europeu ou americano.
A decisão da Reuters segue a mesma lógica das montadoras de automóveis, o que nos deixa com sérias dúvidas sobre quais os valores jornalísticos que a agência pretende seguir daqui por diante. Nunca antes um órgão da imprensa mundial havia escancarado de forma tão brutal a idéia de que as redações estão se transformando em linhas de montagem da notícia.
Via Código Aberto.
1 Comments:
At 22 dezembro, 2009 03:26, Anônimo said…
nonprofit onset bucket lose horrocks laura crystal kashi trouble wealthier misconstrued
semelokertes marchimundui
Postar um comentário
<< Home