Impressão Online

O JORNALISMO IMPRESSO E A INTERNET.

quarta-feira, janeiro 31, 2007

Manual de estilo para internet

O argentino La Voz acaba de lançar o segundo manual de redação e estilo para a internet. Sim, a web ganhou destaque especial na publicação.
É bem institucional, mas traz dicas e dados importantes.

Li no e-cuaderno.

terça-feira, janeiro 30, 2007

Adestramento mecânico

O e-periodistas sugere um artigo muito interessante de Ramón Salaverría sobre a formação acadêmica do jornalista no turbilhão da web. O artigo é de 2000, mas ainda é bastante atual, já que muitas universidades ainda não conseguem preparar os alunos para serem jornalistas do futuro, com capacidade de atuar em todos os meios, mantendo o senso crítico e os critérios jornalísticos. Ensinar e aprender a técnica é fácil. Já nascemos quase sabendo. O complicado é ser jornalista num meio em que não se sabe o que é verdade e o que é mentira, o que é real e o que é manipulado...
Para Salaverría, a formação acadêmica atual, no quesito Jornalismo Digital, é "un puro adiestramiento mecánico".

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Campanha eleitoral na internet

O fênomeno que já foi observado no Brasil também tem se manifestado nos Estados Unidos: os blogs e as mídias não oficiais têm dado um empurrãozinho nas campanhas eleitorais. Os frutos da web têm efeitos cada vez maiores no processo eleitoral.
Com um detalhe: nos EUA, a web faz parte da vida de muito mais pessoas...

Li texto sobre o assunto no Código Aberto.

domingo, janeiro 28, 2007

Manifesto da blogosfera

A Associação "Evento Blog Espanha" criou, a partir de um encontro com blogueiros na cidade de Sevilha, um manifesto da blogosfera. O documento aborda três temáticas: os blogueiros como cidadãos, o blogueiro na blogosfera e as organizações, os negócios e os blogs.

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Resultado da enquete

Vai entender

“Nenhum atleta e/ou oficial da Delegação Brasileira dos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007 pode atuar como repórter, produzindo textos ou pesquisas mesmo para fins editorias, enviar periódicos ou diários on-line para sites na web durante o período dos XV Jogos Pan-Americanos”.

Era o que dozia o comunicado do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) às confederações brasileiras.

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Até 2015

Este é um vídeo em flash produzido por Robin Sloan e Matt Thompson. O curta mostra a evolução, principalmente, do Google até 2015, "era em que nós mesmos geramos conteúdos relevantes para a vida das outras pessoas".

Um pouco de constatação e imaginação.

A dica foi do Jornalismo e Internet.


quarta-feira, janeiro 24, 2007

Uma revista inteira sobre jornalismo online

A publicação de Harvard, Nieman Reports, aborda as mudanças no jornalismo provocadas pela web e o futuro dos jornais.
Ah, o título é "Goodbye Gutenberg". Sugestivo, não?!

A revista está totalmente disponível (em inglês).

terça-feira, janeiro 23, 2007

Fomento à leitura dos impressos


Um dos spots publicitários da campanha "12 meses, 12 causas" da rede espanhola Telecinco.

Carta Capital: a Veja do Lula

Eu defenderia a imprensa brasileira até o fim porque acho que a acusação que a esquerda faz contra ela é perigosíssima. É um absurdo dizer que a imprensa tentou destruir o governo Lula de maneira golpista. Os escândalos que aconteceram, aconteceram. E eles caíram no colo da imprensa. Eu tenho certeza disso. Ser mais simpática e cuidadosa com Lula como a imprensa foi seria igual a Cuba. Seria como ter um só jornal e mesmo assim do governo. Não pode existir só a Carta Capital que é a Veja do Lula. Tem que ter a Veja também. Diogo Mainard é um moderado se comparado com Paulo Francis.



Caetano Veloso, em entrevista a Ricardo Noblat e publicada no Observatório da Imprensa.

sábado, janeiro 20, 2007

E ainda dizem que os blogs é que não prestam

Que blogueiros utilizem em seus posts palavras-chave e puro sensacionalismo para conseguir audiência tudo bem (apesar de haver uma discussão ética sobre isso). Mas, daí a agir como alguns jornais são outros quinhentos.
O Daily Telegraph, Times of London, o The Sun e muitos outros (incluam alguns brasileiros na listinha) compram certas palavras ou frases para que sejam beneficiados nos motores de busca (leia-se Google). O site do jornal paga ao Google para que a página seja beneficiada em alguma pesquisa. Por exemplo, posso pagar ao Google (o que está fora de cogitação) para que, todas as vezes que um internauta digitar "jornalismo", o meu blog venha logo lá no início da busca (o que pode me render muitas visitas).

E depois dizem por aí (como o cara mencionado no post abaixo - "São os blogueiros uns irresponsáveis?") que nós, blogueiros, é que não entendemos nada de responsabilidade e que os sites "oficiais" de informação são os cheios de moral e conduta ética.
Faça-me o favor.

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Ah, os blogs...

As visitas aos blogs dos dez principais jornais norte-americanos triplicou. O número de visitantes, que era de 1,2 milhão, saltou para 3,8 este ano.
Os dados são de um estudo da empresa Nielsen//Netratings.

Via Jornalistas da Web.

quarta-feira, janeiro 17, 2007

MySpace substituiu a MTV... Vocês não sabiam?

Acho que substituímos a MTV. O MySpace é mais conveniente. Nele é possível pesquisar coisas, ao passo que a MTV apenas despeja coisas em você. No MySpace é possível sintonizar seu próprio canal e navegar para onde quiser. Por isso é que a audiência da TV está caindo entre o pessoal da geração MySpace.

Tom Anderson, um dos fundadores do MySpace, em entrevista ao portal G1.

Cliques que valem $

Acabo de ler no Engrenagem um post que me chamou a atenção para algo: a ética (se é que ela existe) em jornalistas e/ou blogueiros serem pagos pelo número de visitas de seus textos.
Há algumas preocupações, como o fato de se fazerem posts sensacionalistas para angariar maior número de visitas. Além disso, há aqueles que escrevem utilizando palavras-chave frequentemente usadas nos sites de busca, o que, consequentemente, desviaria o leitor para o site/blog em questão.

terça-feira, janeiro 16, 2007

São os blogueiros uns irresponsáveis?

Um semanário português (Expresso) publicou sete recomendações para a gente descobrir, ou tentar, se o que está na internet merece crédito ou não.
Eis uma delas:

Tenha sempre presente que um "site" pessoal ou um blogue não tem a responsabilidade social de um "media", nem os autores estão sujeitos ao mesmo grau de exposição que os jornalistas e os directores dos jornais, imputáveis legalmente pela publicação de notícias falsas.

Minhas considerações:
  1. Blogs têm sim responsabilidades. Inclusive responsabilidade social. Mais até que certos veículos de comunicação, desonestos, parciais e nem um pouco objetivos. Penso que os blogs e sites pessoais avançam muito mais na busca por esses conceitos jornalísticos.
  2. Os autores são responsáveis sim pelo que escrevem. Pode ser que não sejam a ponto de responder a processos, mas há uma responsabilidade moral pelo que publicam.
  3. Os leitores sabem muito bem a diferença entre sites "oficiais" de veículos de comunicação e sites pessoais. Só é enganado quem quer.

As outras recomendações estão no Observatório da Imprensa, mas dizem a mesma coisa: "confiem somente em informações de sites de jornais, tá bom?!".

Diálogo msnal

http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
De graça até Veja, né?
Ariani diz:
kkkkkkkkkk
Ariani diz:
minha mae assina veja... e eu leio
Ariani diz:
nao acho um bicho de sete cabeças

http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
é
http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
mas ela está parcial demais
http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
está exagerando
http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
Mas é aquilo q disse ao meu pai
http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
Tem q saber o q é informação e o q é opinião
http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
daí ela serve

http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
mas é meio cansativo estar neste processo
http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
de separar o q é o q
Ariani diz:
mas ela é honesta
Ariani diz:
é parcial e diz a todo momento: sou parcial
http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
sim

http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
mas pra quem é lulista

http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
fica dificil ler
Ariani diz:
voce

http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
sim!

http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
com muito orgulho com muito amor
Ariani diz:
mas vc alem de ser lulista é jornalista

http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
sim

http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
que dilema
Ariani diz:
entao nao fica dificil ler
Ariani diz:
fica ate mais facil

http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
é
http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
mas eu queria mais informação e menos opinião

http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
não quero saber o q eles pensam a respeito

http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
O q mais gosto é o Millor

http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
meu idolo
http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
to lendo seu blog
Ariani diz:
ele é otimo mesmo

http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
vendo se dá pra roubar algo


...

http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
Adoro diálogos msnais em blogs

http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
sempre dão audiencia
Ariani diz:
kkkkkkkk

http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
depois te cito lá no meu
Ariani diz:
vc so pensa em audiencia?

http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
não

http://aponteclandestina.blogspot.com diz:
mais me estimula muito
Ariani diz:
hum...

Falando em censura...

Os jornalistas do inglês Daily Telegraph foram proibidos de escreverem sobre o jornal em seus blogs. A decisão foi tomada depois de um dos editores ter admitido que escreveu sobre o enforcamento de Saddam antes mesmo do fato ocorrer.

Li no Sobre Jornalismo.

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Jornalista tem perfil

O jornalista tem perfil. E acredito que só faz um bom trabalho quem gosta daquilo que faz, ou não? Duvido muito que o cara que escreve muito bem grandes reportagens seja o melhor jornalista de mensagem de texto para o celular.


Ceila Santos, jornalista, sobre a multimidialidade que será (é) exigida do jornalista.

Ainda no front

O caso Tato-Cica-YouTube tem rendido. E tem rendido ótimos debates sobre censura na internet, filtragem de conteúdos, defesa dos direitos autorais, bom-senso e ética.
Estou adorando. Parece-me que precisou desabar o mundo virtual para que se debatessem esses temas (como acontece sempre no Brasil, né).

O blog Circuito Integrado publicou parte da entrevista com Ronaldo Lemos concedida ontem ao caderno Mais! da Folha.
E hoje Carla Rodrigues publicou no Contemporânea uma entrevista com o advogado especialista em direitos autorais Marcelo Goyanes.

Vale a pena conferir as duas entrevistas.

domingo, janeiro 14, 2007

Ainda sobre o caso Cica

A Carta Capital publicou ótima matéria sobre a ameaça de bloqueio ao YouTube por Daniela Cicarelli e seu namorado Renato Malzoni.
Val a pena conferir.

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Tendência norte-americana

As mídias online são a salvação para os jornalistas norte-americanos que perderam seus empregos em virtude da crise dos impressos. Há inclusive publicações digitais que recrutam os jornalistas desempregados para fazer parte do seu quadro.

Li no e-periodistas.

Bate-papo na Folha

Hoje (quinta, 11) tem bate-papo com Rodolfo Lucena, jornalista, editor do caderno Informática da Folha e blogueiro. Lucena falará sobre as tentativas de controle de conteúdo e de censura na internet.
Para participar não precisa ser assinante. É só se conectar ao site da Folha Online às 17h.

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Nova enquete

Nova enquete do Impressão On Line.
Respondam à pergunta: Quais serão os desafios do jornalismo em 2007?

Vestibulandos blogueiros, atenção

O Globo Online está selecionando vestibulandos para manter um blog sobre o vestibular.
Três estudantes serão selecionados e cada um deles deve atualizar o blog no mínimo duas vezes por semana.
O tema é ótimo, a idéia do blog é ótima também e o acesso vai ser enorme.
Aliás, o Globo Online tem investido muito em blogs. E blogs de diferentes temas...
Isso é bom!

terça-feira, janeiro 09, 2007

Mais uma opinião...

Sobreviverão os jornais? Sim, mas provavelmente haverá muito menos e serão muito diferentes dos que existem agora. Pode ser que não se publiquem diariamente, conterão contextualizações e análises. As notícias puras e duras estarão na internet.
Alguns jornais passarão diretamente para a web, eliminando papel e tinta e um sistema custoso e antiquado de distribuição. Outros terão websites tão profundos e ricos de conteúdo que o jornal real se converterá num suplemento especializado, e não ao contrário.

Carla Savalli, chefe de redação do The Spokesman-Review.

Via Jornalismo e Internet.

Só um desabafo

Agora na internet é assim:
1) Vídeos do YouTube podem ser censurados;
2) Usuários do Provedor X não podem, não têm como e não acessam ao YouTube.

E o que parecia uma terra sem lei nunca foi tão vigiada. Não sei se punida, mas querem que isso aconteça.
A possível retirada (duvido que isso aconteça) do YouTube do ar é um retrocesso. O menor pensamento em fazer isso já é um retrocesso.
Parece que quando o povo já está incluído (ou se incluindo) na era digital, vem um carrasco (tipo aqueles que enforcaram Saddam) e abre o patíbulo.
Querem calar o único meio um pouco mais democrático de que dispomos: a internet.

Foi só um desabafo.

segunda-feira, janeiro 08, 2007

De volta

O Impressão On Line está de volta.
Voltamos a garimpar as impressões online... Mas, calma! Estou ainda me (re)adaptando à vida normal e à rotina do blog... Fiquei muito tempo no ócio!
Então, esta semana, estaremos novamente na vida blogueira!!!
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.