Impressão Online

O JORNALISMO IMPRESSO E A INTERNET.

quinta-feira, agosto 31, 2006

Enquanto isso, no Brasil...

No Brasil, os impressos ainda têm força política e econômica suficiente para pautar rumos e caminhos do país. Tanto que o 6 Congresso Brasileiro de Jornais, que termina hoje em São Paulo, reuniu 580 participantes para discutir o papel do jornal para o futuro brasileiro.

Quem matou o jornal?

Os jovens não têm lido jornais impressos. Os britânicos com idade entre 15 e 24 anos, por exemplo, gastam 30% menos tempo lendo jornais impressos nacionais que usando a internet. O dado (que já é fato para nós há tempos) é de um artigo publicado no Economist chamado Who killed the newspaper?. Além disso, o artigo (não há indicação de autor) mostra que no decorrer das próximas décadas metade das mais ricas empresas de papel do mundo irão fechar (será que isso inclui a Aracruz?). Parece que os jornais estão percebendo que a internet dinamizou e democratizou muito mais o acesso à informação e sua própria produção (vide os 40 milhões de blogs na internet). "A web abriu o fechado mundo de editores e de repórteres profissionais a qualquer um com um teclado e uma conexão a internet. ".

quarta-feira, agosto 30, 2006

O futuro do impresso

Vale a pena conferir a matéria do blog Código Aberto sobre o futuro dos jornais impressos.

Acostumados durante décadas a lucros constantes e uma sólida proteção governamental, os donos de jornais demoraram a ver o que a internet tornou flagrante desde os anos 90: a mudança dos padrões de informação na sociedade contemporânea.

É isso aí...

terça-feira, agosto 29, 2006

Sabe, sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor...

O brasileiro lidera o ranking de tempo na internet: média de 20h39min por mês. Incrível, mas ganhamos dos japoneses (18h11min), dos norte-americanos (17h19min) e dos franceses (15h28min).
Também pudera. 13,4 milhões de brasucas acessam a rede e o número de domínios brasileiros já chega quase aos 960 mil.

Fonte: Ibope, via Observatório da Imprensa

segunda-feira, agosto 28, 2006

Dá no jornal

Para quem ainda não conhece, o Deu no Jornal é o site do projeto Transparência Brasil que contém um banco de dados de matérias sobre corrupção (e seu combate, quando acontece) veiculadas em jornais e revistas de todo o Brasil.
O projeto faz um mapeamento do que tem sido publicado e permite ao leitor fazer buscas por data, veículo, palavras-chave.
O site existe desde 2002 e tem sido um bom instrumento para avaliar o desempenho da mídia impressa na cobertura (ou não) das crises políticas brasileiras.
Ah... tem blog também!

domingo, agosto 27, 2006

Esse nosso jornalismo...

Comprei minha A Gazeta, como faço todos os domingos, e me surpreendi com a matéria de destaque. Quatro páginas para descrever o drama dos meninos de rua da região da Grande Vitória. Nossa, que atitude louvável!
Qual não foi minha surpresa, porém, ao chegar à última página e ver a matéria "Aquaviário vira abrigo para meninos" ter o espaço dividido com um anúncio publicitário da Unimed, muito bem ilustrado com uma "família feliz", que dizia o seguinte: "27 anos cuidando de você para você cuidar do mundo. Obrigado por fazer parte da nossa história.".
Propositadamente ou não, a contradição está aí, saltando aos nossos olhos. Quem tem tomado conta dos garotos de rua? A Unimed? Eu? Você? De que mundo temos tomado conta? Que agradecimento é esse? É para mim, para você ou para os meninos? Não entendi...
Esse é o nosso democrático jornalismo: meia página para a plebe, meia página para a nobreza...

sábado, agosto 26, 2006

Congo

"Infantes seguindo a corrente / Estandartes, bandeiras e congueiras...
Corações de rezadeiras / Vivo a festa e os rezeiros
Lusitanos, Africanos e Brasileiros."

Marina R. Miranda

sexta-feira, agosto 25, 2006

1 x 0 para vocês

Ok, tentei resistir aos pedidos para mudar a cor do blog. Mas resolvi ceder...
Não sei porque tanta implicância com o verde. Só porque combinava com minhas havaianas...
Tá bom assim?

1 x 0 para a Internet

A circulação das revistas semanais norte-americanas tem diminuído desde o primeiro semestre de 2006. Motivo? Além do conteúdo nada diversificado das publicações, os leitores têm passado cada vez mais tempo na internet...

quinta-feira, agosto 24, 2006

Alberto Luchetti

"A cada dia temos mais informações de que os grandes conglomerados de imprensa e comunicação, como os grandes jornais americanos e brasileiros, estão migrando para a internet. É uma prova que esse veículo veio para ficar."

Alberto Luchetti, da ALLTV, via Portal da Imprensa.

Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e...

Fiquei muito abalada depois que descobri que Plutão não é mais planeta do Sistema Solar. Parece que todas as minhas verdades caíram por terra...
A notícia da decisão de excluir o menor atual "ex-planeta" já está na internet há tempos. No impresso, só amanhã de manhã...

quarta-feira, agosto 23, 2006

Cadê os especiais do jornal impresso?

Realmente a Internet tem democratizado o acesso a bons conteúdos. O jornalismo alternativo tem sido muito mais difundido em meios eletrônicos que em impressos. Motivos? Muitos. A possibilidade do uso de material audiovisual (muito mais interativo e interessante), a agregação de reportagens pelos links. Pena que a Internet ainda não tem a credibilidade do jornal impresso. Mas isso vem mudando (acredito piamente nisso!).
Há muito tempo os impressos não criam os chamados "especiais" e, quando fazem, é sempre a reprodução do senso comum dominante. Os cadernos especiais não contam... Eles são muito mais publicidade que conteúdo jornalístico.

Um dado

Em maio de 2006 a web registrava a existência de 37 milhões de blogs.

Via No Mínimo Contemporânea.

terça-feira, agosto 22, 2006

A mídia e seus truques

Este livro de Nilton Hernandes expõe os “truques” que jornais, revistas, TVs, rádios e sites usam para obter e manter laços com o público.
O autor é jornalista e semioticista (tinha que ser!) e faz uma análise da mídia como instrumento de persusão e controle.
"Obra pioneira, completa e indispensável."


MÍDIA E SEUS TRUQUES, A
O que jornal, revista, TV, rádio e internet fazem para captar e manter a atenção do público.

Autor: Nilton Hernandes
Editora Contexto
R$ 43,00

Blogs e Jornalismo

Os blogs chegaram para reinventar o fazer jornalístico: instantaneidade, interatividade, primeira pessoa e opinião. E não venham pregar a tal da isenção, da neutralidade e da imparcialidade...

"Hoje, repórter na rua é apenas uma imagem obliterada, uma prática cada vez mais escassa nas redações. O telefone e a internet encurtaram a distância entre o repórter e seu objeto. O produto que surge dessa mediação, porém, não tem o mesmo tempero obtido na refrega a quente com o cotidiano, no contato com gente e carne e osso. Esse é um dos motivos – mas não o único – que explicam o empobrecimento da narrativa jornalística em nossos jornais e revistas. Mas, com
a explosão dos blogs jornalísticos, os conceitos tradicionais de narrativa e de produção da notícia têm sofrido uma reviravolta. Com esse boom, outros recursos surgem em cena. A instantaneidade é um deles. Outro é a possibilidade da interatividade com os leitores. E mais um, importante: a utilização da primeira pessoa nos relatos, numa mistura de observação com opinião, quebrando assim o paradigma do distanciamento baseado na narrativa em terceira pessoa."



Via Observatório da Imprensa

segunda-feira, agosto 21, 2006

Até na USP...

Quem pensa que somente nós passamos por dificuldades na nossa querida Ufes está levemente enganado.
Os alunos do centro acadêmico da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo relataram em um artigo a atual situação do curso de Jornalismo:


“Não bastasse a falta de equipamentos, faltam professores, falta debate, faltam
disciplinas, falta qualidade no curso de jornalismo da ECA. Longe de serem
problemas pontuais, são sintomas de um curso-paciente-terminal, que agoniza
desinvestimento, anacronismo e apatia.
(...)
[Pausa para chorar as pitangas: três anos que a revista-laboratório Babel não é impressa; três câmeras digitais manuais que devem servir às necessidades de todo o departamento. Mês passado, a câmera de vídeo digital quebrou. No laboratório de informática, a impressora matricial geme seus formulários-contínuos. O programa do Júpiter não bate com o conteúdo apresentado que não bate com a aula dada – que é dada se o professor não faltar ou se atrasar, ou ainda, escafeder-se. A lista de optativas eletivas – esquizofrênica, aliás – é tão reduzida que emperra a conclusão do curso. E, se o ensino é violentado diariamente, os dois outros alicerces do tripé acadêmico – pesquisa e extensão – não recebem melhor tratamento.]”


Esse quadro parece-me muito familiar...

Via Em Cima da Mídia

O tal do Alexandre

Futucando a tal da Wikiquote, encontrei uma citação de um tal de Alexandre Soares Silva:
"A internet é o fim da profissão de jornalista. Ou pelo menos da dignidade dela. O mais digno, barrigudo e pomposo jornalista corre o risco de ser xingado por um molequinho em Mogi das Cruzes. Ou de ser contestado num detalhe qualquer por um sujeito vagamente desequilibrado que mora entre pilhas de jornais velhos no Baixo Leblon. Não importa se o texto estava liricamente, solenemente, melancolicamente, maravilhosamente escrito."

Wikiquote

Para quem ainda não conhece a Wikiquote, vale a pena conferir seu conteúdo. Consiste em um banco livre e gratuito de citações de famosos e de "pessoas como você". É mais um fruto da Fundação Wikipedia...

sábado, agosto 19, 2006

Marcha soldado...

O jornalismo on line ainda não consegue ter uma linguagem própria e se manter independente do impresso. Dentro dos portais dos principais veículos de comunicação lá estão os textos da versão impressa. No caso do Globo On Line, lá está o jornal impresso mesmo, tal e qual o compramos na banca (até com as páginas duplas de publicidade!).
Há a comodidade de passar as páginas apenas com um clique e poder acessar todo o conteúdo sem ter de pagar nada por isso. Mas, não adianta. Temos ainda "cabeça de papel", não conseguimos nos adaptar a um suporte digital. Para nós, simples mortais, a credibilidade está ainda no que é impresso.
Pena que no nosso "admirável mundo novo", "quem não marchar direito vai preso no quartel"...

O começo de tudo...

Mesmo estudando jornalismo, ter um blog era algo que não fazia parte dos meus planos. Pelo menos não agora. Mas, a disciplina de "Teorias e Práticas Jornalísticas para Meios Eletrônicos", chamada apenas de "Jornalismo On Line", me fez, meio que forçosamente - confesso - a mudar de idéia.
A idéia de manter o blog com atualizações diárias foi do professor Fábio Malini e o tema fica a nosso critério. Nada mais "podador" de criatividade. É como dar a um vestibulando uma redação de "tema livre". Mas, tudo bem. Talvez essa brincadeira (prefiro chamar assim) seja divertida.
Os assuntos mais recorrentes em meus posts serão as manifestações do jornalismo impresso e on line e como seus caminhos se cruzam (ou não) na busca do leitor pela informação.
No mais, vamos ver no que isso vai dar...


 
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